• Breaking News

    Dia da Caatinga

    Durante este bimestre trabalhamos com o projeto identidade e buscamos valorizar a nossa cultura, principalmente a nossa regionalidade. Foram experiências significativas, cheias de aprendizagens. O trabalho desenvolvido por cada educador e aluno neste espaço foi bastante produtivo e criativo, mostraram suas produções trabalhadas ao longo do trimestre, contextualizado com o projeto de identidade que é o tema gerador de todas as ações deste trimestre. 


    Houve produções de poemas, na qual o professor aproveitou para trabalhar as dificuldades de escrita, ortografia, estrutura do texto, segmentação, coerência e coesão nas diferentes escritas. No dia 27 de abril culminamos com várias ações as quais nos possibilitou perceber a riqueza dos detalhes referentes ao tema abordado nas produções de todos os alunos. 


    Abordaram a preservação da caatinga, os recursos naturais que a nossa fauna e flora nos proporciona, objetos antigos utilizados por nossos antepassados e que muitos predominam até os dias atuais. Organizamos por temática cada espaço de conhecimento. A primeira trouxe o tema: “Saboreando a nossa caatinga”, levando os visitantes a fazer uma viagem através dos cheiros e sabores que esta cultura nos oferece. Os próprios alunos conduziram as visitações do público, orientando quanto aos espaços e projetos desenvolvidos, inserindo os visitantes no contexto abordado.

    A segunda temática: “Eu no Sertão” mostrando a identidade do sertanejo nordestino e sua riqueza poética em sua peculiaridade. Um outro ambiente presenteou os alunos com um belíssimo vídeo produzido por Renato Sampaio e Leandro Flores para ilustrar melhor as riquezas encontradas no sertão. Simplesmente sertão, ser tão belo, ser tão maravilhoso, ser tão seu, ser tão, meu, ser tão dela, ser tão distante, ser tão gigante, ser tão calado, ser tão apaixonado, simplesmente Sertão! 




    Outro trabalho que gerou uma alegria e euforia nas crianças foram as visitas ao Ipêterras, ao museu do Sertão localizado na escola Cooperil, e a Reserva Ambiental localizada na Fazenda Nova, explorando vários espaços aprendentes fora do ambiente escolar.


    Acreditamos na comunicação entre os espaços e seres vivos na busca de uma educação humanizada e sustentável.





    Cleidineia Souza Oliveira (Coordenadora Pedagógica)


    Nenhum comentário